No Brasil, infelizmente, ainda não temos a cultura da revisão periódica de nossos equipamentos.Na Europa, por exemplo, existem inúmeros centros de revisão de equipamentos e, todos, lotados de serviço, exigências de clubes de vôo e a consciência dos instrutores e pilotos, fazem com que checar seu equipamento, seja uma pratica comum.
Na realidade, pouco se conhece sobre o assunto revisão, no Brasil e, alguns mitos circulam nossas rampas e acabam virando a referência, em termos de Vida útil do parapente, muito se fala sobre a porosidade da vela, como se este fosse o fator determinante do estado geral de um parapente, enquanto o estado das linhas, que são o gabarito, talvez com maior importância de uma vela, pouco se comenta.
Convidamos você, a acompanhar um pouco de nosso trabalho, neste campo do esporte e fornecemos, a seguir, alguns elementos para sua análise
Ao se fazer uma uma revisão anual, em seu equipamento, a condição de todos os materiais é avaliada com o máximo cuidado de acordo com diretrizes rígidas. No final da verificação, a condição do parapente é avaliada e registrada em um laudo que serve como um documento do estado geral de seu equipamento.
Alinhados com a filosofia da empresa que é realizar nossas revisões e serviços, com muito cuidado e critério.Necessitamos de um tempo suficiente para checar tudo e anailsar corretamente cada equipamento.
Por este motivo, calculamos o tempo médio de espera para uma revisão de uma semana, onde a ordem de chegada dos equipamentos na PARAPENTE SUL é que determina as prioridades de trabalho.
Equipamentos para conserto, primeiro é feito um orçamento e somente depois de aprovado este, iniciamos o serviço.
Informações sobre o envio :
1. Acomode seu parapente, sem a mochila , somente com o saco, em uma caixa de papelão resistente
2. preencha a ficha de inspeção, em anexo.
3. Coloque a ficha dentro da caixa junto com seu equipamento.
Observações:
1. caso não ache o número de série de seu equipamento ou outra informação, preencha com as básicas de identificacão.
2. Algumas exigem fazer uma nota avulsa de envio para reparo, informe-se primeiro.
Endereço para envio :
Destinatário: PARAPENTE SUL
Endereço: Rua João Antônio da Silveira, 201, Lagoa da Conceição - Florianópolis - SC
CEP: 88062-150
Telefone: (48) 3232 07 91
Todo equipamento de voo, tem a sua vida útil. A luz solar que nos auxilia nos voos, também atua nas fibras do tecido fazendo com que este vá se deteriorando, isto é inevitável.A umidade também faz com que as linhas de um parapente se modifiquem no comprimento e assim, a trimagem sofre mudanças que podem ser perigosas ou tirar a performance de seu equipamento.
Tecido poroso ou deformado demais, linhas for das medidas originais, modificando pouco a pouco a geometria original do equipamento, assim como um comportamento estranho na vela, são pequenos sinais de que há algum problema no equipamento e que precisa ser verificado.
As linhas de um parapente, por exemplo, são iguais aos pneus de um carro: precisam ser trocadas regularmente. Uma vela mal cuidada pode ter a sua duração de vida reduzida pela metade.
Cuidado para não confundir porosidade e capacidade de vôo: a deformação da estrutura ou a diminuição da resistência do tecido, pode ser causa de dispensa para um equipamento ainda impermeável.
É recomendável, para quem voa regularmente, uma revisão a cada 100 horas ou seis meses. Se voar pouco, ainda assim, um controle por ano, já que o equipamento pode sofrer alterações ,mesmo se não for usado, em virutude de umidade e outros fatores.
É imprescindível fazer um controle depois de um acidente (ex: arborizar).
Não abra mão da primeira revisão anual, mesmo com poucas horas de vôo, pois ela validará a garantia de seu equipamento e detectará, talvez, um leve defeito não constatado pelo fabricante no vôo teste, antes da entrega.
Preste atenção nos seguintes sinais:
1) Inflagem lenta;
2) Perda de homogeneidade ao inflar;
3) Pontos danificados aparentes;
4) Sensação de lentidão, em posição de velocidade máxima;
5) Respostas negativas as inflagens;
6) Reações lentas aos comandos;
7) Comportamento estranho em curvas .
Dica: Para testar tudo isso, pode-se fazer uma série de inflagens em terreno plano, sem vento, para pôr em evidência esses problemas.
Lembre-se: Estes testes te auxiliam a ver a necessidade de uma revisão mas,para constatar problemas - muitas vezes sérios - no equipamento, somente com uma revisão completa.
Os testes (rompimento de linhas, resistência e porosidade do tecido e inspeções de linhas e costuras) são eficientes, se realizados por equipe qualificada que, possua as ferramentas e protocolos para aferir seus resultados.
Opte por uma revisão simples ou revisão completa, preencha corretamente a ficha de inspeção, com nome, endereço, telefones, e-mail e números da documentação necessária (CPF e RG) para retorno de postagem.
O prazo de devolução do equipamento dependerá do serviço a ser realizado e do que estará danificado, bem como do fluxo de serviço.Nossa proposta é trabalhar com calma e atentos aos detalhes.Uma revisão adequada demanda tempo, uma revisão completa, por exemplo, são cerca de seis horas de trabalho! Normalmente, dentro de uma semana seu equipamento estará sendo enviado.
Obs: qualquer problema que possa haver com postagens ou sobre o equipamento, o proprietário estará sendo comunicado o mais breve possível